Investimentos na Black Friday

A Black Friday chegou a muitas lojas de varejo. Mas será que ela também chegou aos investimentos?

A grande maioria dos analistas de mercado prevê e indica as ações dos Bancos e da Infraestrutura neste exato momento. A razão deles? A pausa nos juros nos Estados Unidos, teoricamente, elevaria o apetite por ativos de risco internacionais. Permita-me mostrar alguns dados:

O primeiro deles é que os juros podem ter dado uma pausa nos Estados Unidos, mas estão longe de retroceder, uma vez que a meta de inflação por lá é de 2% ao ano, exigindo esforços adicionais.

O segundo é que se os juros não subirem, o Fed pode estar antecipando uma taxa de juros na casa de 5% ao ano por mais tempo, tendência que segue o BOE e o ECB.

Terceiro: A maior joint-venture do mundo, Estados Unidos + China, está colapsando, o que irá dificultar a dinâmica de exportação do Brasil para seu maior cliente: a China. Tudo bem, mas temos outros parceiros... Quem? Argentina? Rússia? Eu acho que estamos ficando sem alternativas.

Quarto: Olhem para o que Charlie Munger e Warren Buffett estão fazendo neste exato momento... Prestem atenção nos mestres, que suas atitudes farão com que você não precise ler nenhum jornal ou blog enfadonho como esse que vos escrevo.

Por fim, para algo ser barato, ela tem que ter valor, e uma empresa só consegue entregar valor se realizar vendas. De onde virá as vendas com o CPI se achatando? Acredito que os analistas que fazem essas recomendações estão certos, mas apenas no curto prazo. Tudo o que eu não desejo a você é ser pego dentro de uma loja de investimentos na Black Friday tentando sair junto com os outros clientes quando o alarme de incêndio soar.

 

Quais investimentos eu recomendo no dia da Black Friday?

Entre em contato que eu terei o prazer de conversar sobre os investimentos.

 

 

Investidor avançadoInvestidor inicianteValuation