Nestas férias de dezembro, durante uma conversa com um amigo sobre investimentos, perguntei-lhe como estavam os seus ativos financeiros. Eis que ele me responde, para meu espanto, que no ano passado não conseguiu investir muito, pois atravessava uma fase muito negativa na vida. Fiquei curioso e pedi uma explicação mais detalhada. Foi então que ele explicou que problemas pessoais, como pressão no trabalho e falta de tempo para as atividades cotidianas, o deixaram tão abatido que vários de seus eletrodomésticos, como micro-ondas, televisão e geladeira, sofreram um curto elétrico sem nenhuma explicação aparente. Esses problemas acabaram por afastá-lo dos investimentos.
Mesmo sem qualquer economia aparente, meu amigo demonstrou coragem e lançou a seguinte pergunta:
Quais os investimentos mais indicados para o ano de 2024?
Minha resposta foi: Considerando a hipótese de que seus eletrodomésticos não apresentem mais problemas em 2024 e que você consiga economizar algum dinheiro, eis o que eu faria em seu lugar:
Renda Fixa nos Estados Unidos
Imagem 1: Juros americano em Outubro de 2023. Fonte: FRED
Ainda há espaço para a renda fixa. Ao analisarmos as taxas de juros nos Estados Unidos, percebemos que elas ainda se encontram próximas do pico registrado em outubro de 2023. Assim, temos uma janela de tempo até a próxima reunião do FED para examinar de perto o Tesouro americano.
Renda Fixa no Brasil
Imagem 2: Juros no Brasil. Fonte: ADVFN.
Aqui no Brasil, há a expectativa de que a inflação para 2024 fique próxima da meta estabelecida pelo Banco Central do Brasil (BACEN), em torno de 4% ao ano. Isso torna alguns papéis da renda fixa atrativos, como os títulos do governo (NTN-F, NTN-B, LFT). Títulos corporativos, como debêntures e papéis bancários, também estão atrativos nesse amplo leque de opções disponíveis aos investidores. Contudo, é crucial realizar uma avaliação de crédito para evitar perdas decorrentes de possíveis inadimplências (defaults).
Renda Variável nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, onde se encontram a maioria das empresas de tecnologia, detentoras do maior potencial de crescimento, pode haver espaço para expansão. No entanto, isso dependerá dos resultados entregues por essas empresas de Big Tech no fechamento do quarto trimestre, para entendermos se estão obtendo resultados positivos em um ambiente de pressões inflacionárias, que elevam os custos, e em um momento em que há receios de que as receitas das vendas fiquem aquém das projeções que justifiquem suas avaliações e múltiplos elevados. Portanto, aproveite mais o curto prazo e aguarde os resultados serem entregues para julgar a validade dos investimentos no longo prazo.
Renda variável no Brasil
Imgem 3: Boletim Focus do dia 8 de janeiro de 2024. Fonte: BACEN
O Brasil está sendo um destino para muitos investidores estrangeiros, com grande entusiasmo por investimentos em nossa matriz energética, principalmente por investidores chineses e árabes interessados em energias renováveis e limpas. A bolsa brasileira ainda se encontra descontada frente às bolsas internacionais, refletindo o maior risco dos investimentos em solo com notas de crédito inferiores. No entanto, esteja atento à correlação íntima entre o comportamento dos ativos de risco externos e internos aqui no Brasil.
Commodities também prometem.
Tenho um apetite por investimentos em commodities e, para este ano, seguindo a orientação de um analista que me assessora, identifico oportunidades promissoras. Entre as que acompanho, destaco, por exemplo, que o boi gordo merece a atenção dos investidores.
Investimentos em Dólar
Quanto ao câmbio, ainda não tive tempo de realizar a minha previsão, mas pelo que observei no ano passado, o câmbio deve permanecer estável, pois já vinha de um rally de exaustão da época da pandemia. Como nosso país combateu efetivamente a inflação, não houve uma depreciação significativa de nossa moeda frente ao dólar; pelo contrário, houve uma apreciação do câmbio. Basta que o governo, famílias, empresas e toda a sociedade lutem para combater os gastos desnecessários. Isso ajudaria a termos um balanço positivo nas economias, manter o câmbio estável, níveis de empréstimos estáveis, sistemas bancários saudáveis e usufruirmos de todos os benefícios de sermos cada vez mais diligentes com as finanças e o dinheiro.
Por fim, depois de toda a minha explicação ao meu amigo, era minha vez de prosseguir a conversa. Tomei a coragem e lhe perguntei: mas o que foi que você fez para que os seus eletrodomésticos não queimem mais? A resposta dele foi ainda mais estranha: "tomei um banho de sal grosso". Que em 2024 possamos nos manter positivos, com ou sem banho de sal grosso, mas que também possamos revisar e checar os sistemas elétricos, que, no caso do investidor, nada mais é que a lógica e a racionalidade por trás de todo investimento.
Se você precisa de um analista CNPI para seus investimentos, entre em contato com Wagner Geremia.
Foto de Capa por Unsplash/ Ravi