Imagem por Freepik
O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que a dívida pública global se aproximará do tamanho de toda a economia global até o final desta década. O FMI destacou os Estados Unidos e a China como os responsáveis pelo aumento dos níveis de dívida global, mas disse que outras economias "grandes e ricas" também estão enfrentando problemas de sustentabilidade da dívida.
O aumento da dívida pública pode levar a um aumento das taxas de juros, pois os governos precisarão pagar mais juros sobre suas dívidas. Isso, por sua vez, pode reduzir o crescimento econômico e a lucratividade das empresas, o que pode levar a uma queda nos investimentos globais.
Quando as dívidas aumentam, os riscos também aumentam. Uma dívida má administrada pode agravar a inflação, o que seria péssimo para os mercados de capitais, especialmente os de países emergentes.
"Diante de inúmeras pressões de gastos, as linhas políticas que limitam a tributação, em um nível insuficiente, se traduzem diretamente em déficits maiores que empurram a dívida para patamares cada vez mais altos..... ".
Fonte: Fiscal Monitor IMF