O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos era esperado aumentar 3,6%, mas superou as expectativas, atingindo 3,7% no acumulado de 12 meses. Isso foi impulsionado, em grande parte, pelo aumento nos custos de moradia.
Entretatno, setembro viu os custos subirem apenas gradualmente em uma variedade de bens e serviços, fornecendo evidência de que a inflação continua a recuar em direção à meta do Federal Reserve.
O que é o CPI?
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) mede as alterações nos preços de bens e serviços, ele seria a versão americana do nosso IPCA. O CPI avalia a mudança de preços sob a perspectiva do consumidor e é uma forma importante de medir as mudanças nas tendências de compra e na inflação.
Qual a importância do CPI para o investidor?
Este dado é de extrema relevância, pois o Federal Reserve (Fed) está empenhado em combater a inflação, que corrói o poder de compra tanto dos consumidores quanto dos investidores. A missão do Fed é manter a inflação em linha com sua meta de 2% ao ano. Para atingir esse objetivo e manter a inflação sob controle, o Fed adota medidas para reduzir a circulação de dinheiro na economia.
Como o Fed reduz a inflação?
Isso é alcançado, em parte, incentivando os detentores de moeda a manter seus recursos em títulos do Tesouro (Treasurys) em vez de gastá-los. Ao fazer isso, o Fed busca controlar a oferta de dinheiro, o que pode ajudar a estabilizar a inflação e promover a estabilidade econômica.
O que podemos esperar com esse novo dado?
Esse dado está alinhado com a estimativa da ferramenta FedWatch , que indica quase 70% de probabilidade de que a taxa de juros política permaneça inalterada em 5,25%-5,5% em 2023, apesar de um aumento nas taxas de juros dos títulos do Tesouro dos EUA.
Imagem: Freepik