Não é novidade para quem me segue que faço a previsão de preços para algumas commodities, e uma delas é o minério de ferro.
Recentemente, tivemos algumas declarações do governo chinês que não estavam computadas em meus modelos matemáticos: uma possível intervenção de preços pela China
Por que tanta atenção ao mercado chinês?
A China compra sete em cada dez toneladas métricas de minério de ferro enviadas globalmente, e seu setor imobiliário representa aproximadamente um terço desse total. Sendo assim, é um cliente muito importante para as nossas commodities brasileiras, sobretudo o nosso minério de ferro Fe 62%.
Conforme noticiado pela jornalista do WSJ Rhiannon Hoyle, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, órgão estatal de planejamento, reuniu-se com negociantes de minério de ferro e empresas de futuros, instruindo-as a evitar aumentos de preços, estocagem, especulação ou manipulação do mercado de futuros. As empresas convidadas para essa reunião não foram citadas.
Diante disso, a perspectiva de uma intervenção nos preços tornará o sistema de previsão ainda mais desafiador, refletindo a postura do governo chinês em relação aos especuladores globais. Torcemos para que tudo se resolva como um simples puxão de orelhas por parte do governo chinês sem futuras complicações.
Acompanhe-me numa série de artigos que venho publicando, dentro do que posso divulgar, sobre a minha empreitada de forecast de preços do minério de ferro.
Se você estiver investindo em commodities e precisa de um analista CNPI para projetos de previsão,
entre em contato com o Wagner Geremia . Será sempre um prazer ajudar.