Um passo importante na hora de investir é entender o quanto o capital é importante para você e qual a sua percepção ao risco. Portanto, recomendo você fazer sim uma análise de perfil de investidor, que é o mais recomendado em todos os blogs que se prezam, mas sobretudo fazer o teste do espelho do investidor, que consiste em me questionar:
O quanto conheço sobre os investimentos que estou prestes a realizar?
Se você vai investir em uma sociedade empresarial ou em um novo negócio, o melhor a fazer é questionar o nível de conhecimento que você possui. Por exemplo, quando você vai ao banco e o seu gerente lhe apresenta investimentos com palavras que você não conhece, não se sinta mal. Eles utilizam esse artifício para que você tenha a impressão de que quanto mais complicado for, mais rendimento você irá obter. Quando na verdade é justamente o contrário: quanto menos você entender o que estão lhe propondo, menos indicado é aquele investimento para você, sua família ou empresa.
Não arrisque o que você não pode perder para ganhar o que você não precisa ganhar.
Depois desta frase, muitos já deixaram o blog. Mas aos sobreviventes, eu digo: sei que muitos irão comprometer valores econômicos de suas famílias, de suas empresas, a herança dos pais; portanto, cautela é mais do que necessária. Quando alguém lhe oferecer algum investimento, diga talvez! Eu sempre digo talvez, sempre trago para o escritório uma infinidade de oportunidades, muitas vezes tão boas que não dá para acreditar. É exatamente quando me vejo falando estas palavras que soa um alerta em mim. O motivo é simples: os melhores espaços na beira da praia dos investimentos são disputados a cotoveladas.
Portanto, investir corretamente é uma arte de "caçar" investimentos, de ler todos os documentos disponíveis, de checar as notícias, de nos cercarmos com estratégias de diversificação e, enfim, de fazermos o dever de casa como investidores.
Palavras chaves:
Como Investir, Melhores Investimentos, Investimentos para Iniciantes, Como Ganhar Dinheiro com Investimentos, Investimentos Seguros, Investimentos Rentáveis, Investimentos para o Futuro, Investimentos para a Aposentadoria, Investimento em Renda Fixa, Investimento em Renda Variável, Tesouro Direto, CDB, Fundos de Investimento, Ações, Fundos Imobiliários, Previdência Privada, Investimento em Criptomoedas, Investimento em Ouro, Investimento em Dólar, Investimento em Imóveis, Investimento em Startups, Investimento em Câmbio, Investimento em Tecnologia, Investimento em Sustentabilidade