É fácil encontrar pessoas que não acreditam nos investimentos e que sentem um arrepio na espinha só de ouvir falar em investir.
Mas será que investir é, de fato, mais perigoso do que não investir?
Se você optar por se distanciar dos investimentos, é importante estar ciente de que isso o tornará cada vez mais dependente do seu trabalho. Por exemplo, se em algum momento da sua vida você enfrentar uma doença ou qualquer outro obstáculo que o impeça de trabalhar, seus rendimentos serão afetados, o que pode gerar um alto nível de insegurança familiar. Portanto, considerar os investimentos como uma forma de obter uma fonte de renda pode ser uma escolha prudente.
Ao não investir, prepare-se para ter uma aposentadoria à míngua. Todos sabem que o INSS há muito tempo não consegue fechar a conta entre suas receitas e suas despesas, o que aumenta ainda mais a incerteza sobre os futuros pensionistas. Eles possivelmente terão que contribuir uma vida inteira sem a garantia de qualquer benefício futuro. No entanto, ao planejar e investir com sabedoria, você pode garantir uma aposentadoria segura e confortável, sem depender exclusivamente do sistema previdenciário.
Há algo libertador em investir e colher rendimentos, em semear e ver a colheita dar frutos, em começar um empreendimento e receber sua parte. Conforme você investe, sua renda cresce e aos poucos supera suas despesas de modo que você se dá conta de que trabalha não mais por necessidade, mas sim porque você escolheu trabalhar.
Em suma, não investir é consideravelmente mais arriscado do que investir. Optar por não investir significa se comprometer a trabalhar até mais tarde e por mais tempo, além de correr o risco de depender exclusivamente do INSS em idade avançada. Essa escolha também pode resultar em frustrações financeiras, como não ter recursos suficientes para celebrar momentos importantes, como a festa de 15 anos de sua neta. Portanto, ao investir, você não apenas protege seu futuro financeiro, mas também cria oportunidades para desfrutar da vida e proporcionar momentos memoráveis para você e sua família.
Se precisar falar comigo é só entrar em contato clicando aqui, será um prazer conversar com você sobre a minha paixão: os investimentos.
Palavras Chaves:
Investir, investir dinheiro, como investir, melhores investimentos, tipos de investimentos, aplicativos de investimento, renda passiva, mercado financeiro, planejamento financeiro, aposentadoria, Investir em renda fixa, tipos de renda fixa, Tesouro Direto, CDBs, LCIs, LCAs, Debêntures, prefixado, pós-fixado, indexado