Pela norma clássica de finanças corporativas que vem do nosso bisavô dos investimentos Sr. Benjamin Graham, Investir é toda a aplicação de recursos que deixamos alocado em um mesmo empreendimento por mais de 5 anos.
Adicionalmente, Investir é segundo o nosso dicionário de Michaelis "atirar-se com ímpeto". Quantos de nós, que nos consideramos investidores sérios, nos comprometemos (1) com aplicações superiores a cinco anos e (2) que nos "atiramos com ímpeto" na qualificação de um investimento? Poucos posso arriscar.
Para mim o significado de investir tem início com a criação de um propósito ou de uma visão. Por exemplo, pode ser uma simples desejo de juntarmos um dinheiro para a festa da família no fim do ano, talvez o desejo de obter uma renda passiva para aliviar o fardo de depender exclusivamente do trabalho, ou ainda o sonho de adquirir a casa própria. Seja qual for o seu desejo, esteja ciente que é ele que vai definir a sua tenacidade na hora de descobrir por si mesmo o que é investir.
Ainda assim, investir significa dizer que você terá que fazer escolhas que nem sempre são fáceis. Significa que você talvez não vá trocar de carro com tanta frequência quanto poderia, que vai ver a praia com menos frequência que gostaria, enfim vai ter que optar por viver um período da sua vida gastando menos do que você realmente poderia gastar. E isso requer muita disciplina, especialmente em uma sociedade imediatista.
Investir significa dizer não a 99% dos investimentos 99% do tempo. Com estudos apontando que existe uma classe de 60% a 90% dos investimentos que não trazem rendimento ao investidor você pode esperar que investir será uma tarefa de buscar, refinar, avaliar e filtrar. Portanto se você está buscando o sentido de o que é investir, é simplesmente isso: é se cercar de todos os cuidados para que sua empreitada prospere.
Investir é o jogo da paciência infinita. É olhar para outros investidores realizando investimentos absurdos e vê-los fazendo mais do que você que se dedicou à pesquisa e qualificação dos investimentos. É ver isso, e neste exato momento, se resignar sem cair na tentação de seguir a grande massa, vencendo sentimentos como solidão, ambição e medo. Portanto investir é um jogo psicológico em que sentimentos e racionalidade estão tão coesos que é impossível difundi-los.
Sobretudo investir é o ato de permitir-se sonhar, é o ato de desejar um futuro brilhante, de buscar algo melhor. Investir é não desistir quando houver revés e através deste processo crescer em termos pessoais mais do que seus próprios investimentos. Investir é também ousar ter opinião própria em meio a milhares de executivos engravatados, é sobre manter os olhos firmes no horizonte buscando continuamente seu lugar ao sol. Se não for isso então o que é investir?