Quem nunca amargou perdas com algum tipo de investimento que atire a primeira pedra. E quando pensamos em perdas, um dos primeiros investimentos que nos vem a cabeça são as ações. Mas afinal de contas, será que existe algum meio de impedirmos que tais trágicos eventos ocorram durante nossa vida de investidor? Em busca da resposta a essa pergunta vou seguir o conselho de um dos maiores investidores de todos os tempos, Sr. Charlie Munger, e inverter a lógica da pergunta, respondendo então: Como perder dinheiro com ações?
Como perder dinheiro com as ações?
-
Queira ficar rico imediatamente
Serei o mais ansioso e avarento possível, buscarei ganhos exorbitantes na casa das centenas. Deixarei os mínimos ganhos, na casa das unidades, aos perdedores. Farei tudo apressadamente, pois tempo é dinheiro e a vida é uma corrida ao topo.
-
Tome conselhos com as pessoas erradas
Não buscarei o conselho de ninguém, pois eu sei mais que a grande maioria. Na verdade, não perderei tempo com isso, pois sou muito atarefado. Se o conselho quiser me procurar tudo bem, mas eu não irei buscá-lo. E quando o conselho vier, só aceitarei se vier de alguém que ganha comissão para isso.
-
Deixe a emoção ganhar da razão
O calor da emoção será o meu guia para os investimentos. Quando houverem bons ventos e nenhum sinal de temporal à frente vou manter o rumo em direção ao norte. Entretanto, quando dias turbulentos chegarem até mim, agirei de forma prudente e manobrarei para fugir do temporal, ficarei portanto imune às tempestades.
-
Passe a chave do cofre a estranhos
Tenho de me concentrar em meu trabalho, o qual consome todo o meu tempo e energia, consequentemente preciso delegar a alguém a administração de meus bens. Será alguém de minha inteira confiança, consequentemente, me livrarei da árdua tarefa de supervisionar seu trabalho.
-
Não busque conhecimento
Os investimentos têm vida própria e, independente do que eu fizer os seus preços e rendimentos não serão alterados, portanto, não perderei tempo buscando entendimento e delegarei essa enfadonha função aos que me assessoram.
Criamos acima uma verdadeira receita do desastre. E é a partir deste cenário de destruição total que pavimentaremos o nosso caminho à "terra prometida" e respondermos a pergunta:
Como não perder dinheiro com as ações?
-
Trabalhe com diligência
Não tenha pressa para construir seu patrimônio, não empregue seu capital em ganhos improváveis e sempre que empregar o seu dinheiro em uma atividade pergunte-se: Qual o retorno que obterei se tudo der certo? Qual o retorno obterei se tudo der errado? Qual dos dois é maior?
Seja o mais meticuloso possível e se faltar tempo para analisar um investimento de forma adequada, não invista. Afinal de contas, deixar de ganhar é preferível a perder.
-
Tome conselhos com as pessoas certas
Se você ficar doente consulte um médico, se quer construir uma casa procure um arquiteto, se quer uma joia vá a um ourives. De forma similar, se você quer ficar rico aconselhe-se com alguém rico. Todos nós temos algum conhecido, alguém que reconhecemos ter um nível de vida que gostaríamos de ter, por que não nos aconselharmos com essa pessoa? Tenho certeza de que ela estará ansiosa por compartilhar algumas histórias inspiradoras.
-
Trabalhe com consciência
Saiba o que você está fazendo e aonde seu dinheiro está sendo empregado. O melhor conselho que eu já escutei, neste sentido, é esse: “Se você não conseguir explicar para uma criança de 10 anos o que está fazendo e no quê seu dinheiro está sendo utilizado, muito provavelmente você não sabe o que está fazendo.”
Adicionalmente, saiba o que você irá fazer antes mesmo dos eventos ocorrerem. Escreva em um diário quais atitudes e ações você irá tomar nestes três possíveis cenários: otimista, realista, e pessimista. Gaste algum tempo criando um procedimento de emergência, pois quando a turbulência chegar, o tempo e a pressão psicológica serão seus maiores inimigos.
-
Mantenha as chaves do cofre em um lugar seguro
Você pode ser a pessoa mais trabalhadora e honesta do mundo, pode até mesmo criar um império, mas se as chaves do cofre forem parar nas mãos de desconhecidos, em vão terá sido seus esforços. O motivo por trás disso é simples: o dinheiro corrompe facilmente as pessoas.
-
Busque conhecimento
Crescimento pessoal não pode ser delegado a terceiros, e só existe uma maneira de você ganhar mais: é você se tornar mais.