Os investimentos em papeis bancários são os primeiros ao ser oferecido pelos Bancos. Então você abre o aplicativo de investimentos e normalmente vê os investimentos em CDB e LCI logo na entrada. Mas afinal qual escolher? Eis aqui um guia para ajudá-lo a decidir qual deles é mais indicado para você.
Por que escolher um investimento em CDB ou LCI?
Dentro do vasto cardápio de investimentos disponíveis, os investimentos como CDB e LCI normalmente são escolhidos por três motivos. Em primeiro lugar, pela facilidade, pois esses investimentos geralmente estão sempre à mostra nos aplicativos do banco. Em segundo lugar, pela segurança, já que o investidor tem a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ou seja, se o banco quebrar, o investidor é ressarcido ao limite de R$250 mil. E em terceiro lugar, pela velocidade, já que muitos papéis bancários têm vencimentos curtos, facilitando para quem precisa do capital de volta em um curto prazo.
O que são os investimentos em CDB?
CDB é o Certificado de Depósito Bancário, investimento comum no Brasil. Emitido por bancos, funciona como empréstimo ao banco, com juros no vencimento.
O que são os investimentos em LCI?
A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) também é um papel bancário. Trata-se de um título de renda fixa emitido por instituições financeiras para captação de recursos destinados ao setor imobiliário.
Como decidir entre os investimentos em CDB ou LCI?
Primeiro, comece considerando a tributação nestes investimentos. Se você investirá em nome de pessoa física ou pessoa jurídica irá determinar o IR. CDBs são tributados em ambas as categorias, enquanto LCIs são isentos de imposto de renda para pessoas físicas, o que é uma grande vantagem para aqueles que priorizam o retorno do capital investido.
Em segundo lugar, é crucial ponderar o risco de crédito associado à instituição financeira à qual você está emprestando seu dinheiro. Embora ambos os produtos se beneficiem da proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que cobre investidores em caso de inadimplência bancária (quebra do banco) até R$250 mil, é sensato lembrar que seu dinheiro pode demorar um tempo extra até voltar a sua mão com segurança. O truque aqui é evitar dores de cabeça.
Em terceiro lugar, considere atentamente os prazos, pois ambos os investimentos têm baixa liquidez, o que significa que o banco não é obrigado a recomprar os títulos. Se você deseja resgatar antes do vencimento, pode ocorrer perdas nos rendimentos. Em muitos casos, o melhor é manter o investimento até o vencimento.
Quarto e último, veja o quanto de rendimento estes investimentos trazem acima dos investimentos que possuem liquidez diária. Por exemplo, se um investimento que tem liquidez diária estiver rendendo mais do que investimentos que tenham resgate somente no vencimento, prefira sempre o com maior liquidez, assim você pode sair com facilidade do investimento caso haja alguma urgência no seu dia a dia.
Investimentos em CDB e LCI
Em suma, verifique se você planeja investir pelo seu CPF ou pelo seu CNPJ, pois isso muda questões de impostos. Procure bancos idôneos com uma reputação de solidez financeira para não correr o risco de ficar dependendo do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Verifique sempre questões de vencimento do CDB ou da LCI, uma vez que o banco não é obrigado a recomprar esses títulos. Adicionalmente, verifique o rendimento do CDB e LCI comparando com outros investimentos de mesma classe. Nunca olhe somente o rendimento, pois a ganância é o maior inimigo na hora de investir em CDB e LCI.